Trecho do vídeo

21/11/2012

Ministério Público movimenta campanhas contra a corrupção

A campanha “O que você tem a ver com a corrupção?” é uma iniciativa do Ministério Público de Santa Catarina, que tem sido acolhida em todo o Brasil e tem o objetivo de conscientizar a sociedade, especialmente crianças e adolescentes, sobre o valor da honestidade e transparência das atitudes do cidadão.

Para esse movimento lançado em 2008, desenvolveu-se um desenho animado mostrando que o combate à corrupção começa com os princípios de honestidade e ética. Ele foca na ideia de que a corrupção está presente no dia-a-dia, inclusive em atitudes pequenas, como furar fila, lucrar alguns centavos no troco de uma compra, sair sem pagar a conta ou falsificar as notas da escola, e mostra as consequências de não agir moralmente: a perda da confiança e das amizades.

Link para acesso ao vídeo da campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”:http://www.youtube.com/watch?v=hblBL1KTTfw

O Ministério Público Democrático (MPD) lançou atividade similar em 31 de maio deste ano. “Não aceito corrupção” tem por objetivo contribuir para a mudança dessa equivocada cultura brasileira, “sinalizar os danos causados pela corrupção e cuidar para não comprometer o direito das futuras gerações”, destaca Roberto Livianu, coordenador do MPD.

Uma das ações desse movimento consiste em utilizar os meios de comunicação para disseminar seus ideais. Foram produzidos dois vídeos publicitários com o intuito de levar o tema à reflexão e tornar a sociedade menos corruptível e corruptora.

Links para acesso aos vídeos da campanha “Não aceito corrupção”, abaixo:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=dq972PsQSqw

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=QM8ZZHRovfM

 


Conheça melhor as duas campanhas pelos sites:

http://www.oquevocetemavercomacorrupcao.com e http://www.naoaceitocorrupcao.com.br